Manifesto

C.S Lewis

Eu acredito no Cristianismo como acredito que o sol nasce todo dia. Não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo tudo ao meu redor.

Toda segunda-feira uma reflexão sobre os desafios de seguir a Jesus no nosso dia a dia de trabalho secular

Descubra a proposta do Cristianismo Reformado para a sua vida!!!

Quem mais creu?

James Clerk Maxwell (1831-1879), um físico que teve sua biografia publicada pela prestigiosa editora John Wiley com o título O homem que mudou tudomeu ip

“Penso que os cientistas assim como outras pessoas, precisam aprender de Cristo, e acho que os cristãos cujas mentes dedicam-se à ciência são chamados a estudá-la para que sua visão da glória de Deus possa ser tão extensa quanto possível.”

Isaac Newton (1643-1727), matemático e físicomeu ip

“Devemos crer em um Deus e não ter outros deuses além dele. Ele é eterno, onipresente, onisciente, onipotente, criador de todas as coisas, sábio, justo, bom e santo. Devemos amá-lo, temê-lo, honrá-lo e confiar nele, orar a ele, dar-lhe graças, louvá-lo e santificar seu nome, cumprir seus mandamentos e dispor de tempo para honrá-lo em culto”

Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), matemático, engenheiro, filósofo e diplomata meu ip

“A verdadeira felicidade consiste no amor a Deus, porém num amor sem preconceitos, cujo fogo arde na luz do conhecimento. Este tipo de amor gera a alegria com boas ações, que dá apoio à virtude e, tendo Deus como centro, eleva o humano ao divino”

Leonhard Euler (1707-1783), matemático e físicomeu ip

“A verdadeira felicidade pode ser encontrada somente em Deus, todos os outros prazeres nada mais são do que uma máscara vazia e são capazes de produzir apenas uma satisfação momentânea”

Alessandro Volta (1745-1827), físico meu ip

“Submeti as verdades fundamentais da fé a um estudo minucioso. Li as obras dos apologetas e de seus adversários, avaliei as razões a favor e contra e assim obtive argumentos relevantes que tornam a religião (bíblica) tão digna de confiança ao espírito científico que uma alma com pensamentos nobres ainda não pervertida por pecado e paixão não pode senão abraçá-la e afeiçoar-se a ela. Peço a Deus que minha profissão de fé, que me foi solicitada e que eu forneço com alegria, escrita de próprio punho e por mim assinada, possa ser apresentada a todos, pois não me envergonho do Evangelho”

Wilhelm von Humboldt (1767-1835), linguista, cofundador da primeira universidade de Berlimmeu ip

“Os mistérios de Deus não são compreendidos; são adorados

meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
Karl Friedrich Gauss (1777-1855), matemático e físicomeu ip

“Existem questões a cuja resposta eu daria um valor infinitamente maior do que às matemáticas, por exemplo questões sobre ética, sobre nosso relacionamento com Deus, sobre nosso destino e nosso futuro. Para a alma existe uma satisfação de espécie superior, para a qual dispenso o que é material

meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
Augustin Louis Cauchy (1789-1857), matemático e físicomeu ip

“Sou um cristão, isto significa: creio na divindade de Jesus Cristo juntamente com Tycho Brahe, Copérnico, Descartes, Newton, Fermat, Leibniz, Pascal, Grimaldi, Euler, Guldin, Boscowitsch, Gerdil, com todos os grandes astrônomos, todos os grandes pesquisadores das ciências naturais, todos os grandes matemáticos dos séculos passados. E se porventura me perguntarem pela razão, terei prazer em explicá-la. Verão que minha convicção é resultado de estudo cuidadoso e não de preconceitos

meu ip
Michael Faraday (1791-1867), físico e químicomeu ip

“Eu confio em certezas. Eu sei que meu Redentor vive, e porque Ele vive eu também viverei

meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
Karl Ernst von Baer (1792 – 1876), biólogo, pai da embriologiameu ip

“O bondoso Criador colocou quatro desejos no homem, pelos quais podemos dizer que este é segundo a imagem de Deus: a fé, a consciência, o desejo de saber, o sentido pela estética

Justus von Liebig (1803 – 1873), químico, patrono da Universidade de Giessen, Alemanhameu ip

“O conhecimento da natureza é o caminho para a admiração do Criador

meu ip
Alexis de Tocqueville (1805 – 1859), cientista político e historiadormeu ip

“O povo, se quiser ser livre, há de ter convicções religiosas. Em não tendo fé, servirá

meu ip
meu ip
meu ip
James Prescott Joule (1818-1889), físicomeu ip

“Após conhecer e obedecer à vontade de Deus, o próximo alvo deve ser conhecer algo dos Seus atributos de sabedoria, poder e bondade evidenciados nas obras de Suas mãos

meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
Louis Pasteur (1822-1895), microbiólogo e químicomeu ip

“Quanto mais eu estudo a natureza mais fico impressionado com a obra do Criador. Nas menores de suas criaturas Deus colocou propriedades extraordinárias…” “Proclamo Jesus como filho de Deus em nome da ciência. Meu espírito científico, que dá grande valor à relação entre causa e efeito, compromete-me a reconhecer que, se ele não o fosse, eu não mais saberia quem ele é. Mas ele é o filho de Deus. Suas palavras são divinas, sua vida é divina, e foi dito com razão que existem equações morais assim como existem equações matemáticas

meu ip
meu ip
meu ip
James Clerk Maxwell (1831-1879), físico e matemáticomeu ip

“Juntamente com a Assembléia de Westminster e todos que a precederam eu creio que ‘o fim principal do homem é glorificar a Deus e apreciá-lo para sempre”

meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
John William Strutt, Lord Rayleigh (1842-1919), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1904meu ip

“Muitas pessoas excelentes temem a ciência como tendendo ao materialismo. Não é surpreendente que tal apreensão exista, pois, infelizmente, há escritores, falando em nome da ciência, que se fixaram a fomentá-la. É verdade que entre os homens de ciência, como em outros ramos, pontos de vista pouco refletidos podem ser encontrados a respeito das coisas mais profundas da natureza; mas que as crenças a que Newton, Faraday e Maxwell aderiram toda uma vida seriam incompatíveis com o hábito científico da mente é, sem dúvida, uma proposição que eu não preciso me delongar em refutar

Ruy Barbosa de Oliveira (1849-1923), filólogo e cientista políticomeu ip

“Nunca senti pelas vilanias humanas mais enjoos e pela sorte de nossa terra mais desânimo. Felizmente a fé em Deus se me vai acendendo, à medida que se me apaga a confiança nos homens. No meio de tantos desconfortos e iniquidade tenho-me entregado estes dias exclusivamente à leitura do Evangelho, a eterna consolação dos malferidos nos grandes naufrágios.” “Nem o ateísmo reflexivo dos filósofos, nem o inconsciente ateísmo dos indiferentes são compatíveis com as qualidades de ação, resistência e disciplina essenciais aos povos livres. Os descrentes, em geral, são fracos e pessimistas, resignados ou rebeldes, agitados ou agitadores. Mas ainda não basta crer: é preciso crer definida e ativamente em Deus, isto é, confessá-lo com firmeza, e praticá-lo com perseverança”

Max Planck (1858-1947), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1919meu ip

“… desde a infância a fé firme e inabalável no Todo Poderoso e Todo Bondoso tem profundas raízes em mim. Decerto Seus caminhos não são nossos caminhos; mas a confiança Nele nos ajuda a vencer as provações mais difíceis.”  “Religião e ciência natural combatem unidos numa batalha incessante contra o ceticismo e o dogmatismo, contra a descrença e a superstição. E a palavra de ordem nesta luta sempre foi e para todo sempre será: em direção a Deus!”  “A prova mais imediata da compatibilidade entre religião e ciência natural, mesmo sob análise detalhada e crítica, é o fato histórico de que justamente os maiores cientistas de todos os tempos, homens como Kepler, Newton, Leibniz, estavam imbuídos de profunda religiosidade”

meu ip
Roberto Landell de Moura (1861- 1928), pioneiro do rádiomeu ip

“Eu sempre vi nas minhas descobertas uma dádiva de Deus. E como, além disso, sempre trabalhei para o bem da humanidade, tentando provar, ao mesmo tempo, que a religião não é incompatível com a ciência, folgo em ver hoje realizado na prática utilitária, aquilo que foi meu sonho de muitos dias, muitos meses, muitos anos”

meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
George Washington Carver (1864-1943), botânico, agrônomomeu ip

“Quando eu trabalhava em projetos que atendiam a uma real necessidade humana, forças trabalhavam através de mim que me surpreendiam. Frequentemente eu adormecia com um problema aparentemente insolúvel. Ao acordar, a resposta estava lá. Por que, então, devemos nós crentes em Cristo nos surpreender com aquilo que Deus pode fazer com um homem de boa vontade em um laboratório?”

meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
Albert Einstein (1879-1955), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1921meu ip

“A todo cientista minucioso deve ser natural algum tipo de sentimento religioso, pois não consegue supor que as dependências extremamente sutis por ele vislumbradas tenham sido pensadas pela primeira vez por ele. No universo incompreensível revela-se uma razão ilimitada. A opinião corrente de que sou ateu baseia-se num grande engano. Quem julga deduzi-la de minhas teorias científicas, mal as compreendeu. Entendeu-me de forma equivocada e presta-me péssimo serviço…”

Arthur Holly Compton (1892-1962), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1927meu ip

“Para mim, a fé começa com a constatação de que uma inteligência suprema chamou o universo à existência e criou o homem. Não me é difícil crer isso, pois é inegável que onde há um plano, há também inteligência – um universo ordenado e em desdobramento atesta a verdade da declaração mais poderosa que jamais foi proferida: ‘No princípio Deus criou’

meu ip
meu ip
Werner Heisenberg (1901-1976), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1932meu ip

“O primeiro gole do copo das ciências naturais torna ateu; mas no fundo do copo Deus aguarda”

meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
Nevill Mott (1905-1996), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1977meu ip

“Os milagres da história humana são aqueles em que Deus falou aos homens. O supremo milagre para os cristãos é a ressurreição. Alguma coisa aconteceu àqueles poucos homens que conheciam Jesus que os levou a acreditar que Jesus estava vivo, com tal intensidade e convicção que esta fé permanece a base da igreja cristã dois mil anos depois

meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
Wernher von Braun (1912-1977), pioneiro da exploração espacialmeu ip

“Minhas experiências com ciência conduziram-me a Deus. Desafiam a ciência a provar a existência de Deus. Mas precisamos realmente acender uma vela para ver o sol?”

meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
meu ip
Charles Townes (1915-2015), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1964meu ip

“Você pode perguntar: onde exatamente Deus entra em tudo isto? Talvez minha narrativa possa lhe dar algumas respostas, mas para mim a pergunta quase não faz sentido. Se você crê em Deus, não existe um ‘onde’ em particular. Ele sempre está presente… Para mim Deus é pessoal e também onipresente. Uma grande fonte de força, Ele fez uma enorme diferença para mim”

Antony Hewish (1924-2021), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1974meu ipmeu ip

“Eu creio em Deus. Não faz o menor sentido para mim supor que o universo e nossa existência são apenas um acidente cósmico, que a vida emergiu por processos aleatórios em um ambiente que apenas por acaso tinha as propriedades certas”

meu ip
meu ip
meu ip
William Daniel Phillips (1948- ), ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1997meu ipmeu ipmeu ip

“Muitos cientistas são também pessoas com uma fé religiosa bastante convencional. Eu, um físico, sou um exemplo. Creio em Deus como Criador e como Amigo. Isto é, creio que Deus é pessoal e interage conosco”

meu ip
meu ip
meu ip
Francis Sellers Collins (1950- ), geneticista, ex-diretor do Projeto Genoma Humanomeu ip

“Não tenho razão para ver uma discordância entre aquilo, que sei como cientista que passa o dia inteiro estudando o genoma humano, e aquilo, que creio como alguém que presta muita atenção ao que a Bíblia me ensinou sobre Deus e sobre Jesus Cristo. … A noção de que você deve escolher entre um e outro é um mito terrível que tem sido proposto, e que muitas pessoas têm aceito sem real oportunidade de examinar a evidência”

Loading